quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A história do pão de mel

A História do Pão de Mel

O Pão permeia a história do homem, pelo lado religioso. É símbolo de vida, alimento do corpo e da alma, símbolo da partilha, possui uma longa história.

A versão Pão de Mel nasceu na Rússia por volta do século IX, era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes.

Mais tarde, já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...). Entre os séculos XVII - XIX a receita se espalhou, e cada região tinha a sua maneira de assar os pães.

A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração. Os pães eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de natal, como presentes para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também no formato de anjos para pessoas doentes com o objetivo de cura.

Atualmente o pão de mel é um fenômeno em todo o mundo, principalmente com a cobertura de chocolate e com os diferentes recheios que os tornam muito mais saborosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário